Friday, April 27, 2007

Comunistas

Neste cantinho do cantinho que é Portugal existem muitos comunistas. A maior parte deles filiados no PCP. A maior parte deles velhos. A maior parte deles acha que o comunismo é um sistema bom que acaba com os ricos, mesmo que não acabe com os pobres. Mas acabar com os ricos porquê? Porque no seu entendimento só há ricos à custa da exploração dos pobres. E é preferível um mundo de pobres que não são explorados por ricos, do que um mundo de ricos que vivem do trabalho dos pobres. Este é o comunismo ingénuo e bondoso. Bondoso e violento. É necessário violentar os ricos para que os pobres sejam menos pobres e vivam melhor.
Mas também existem, neste mesmo pedaço de terra, outros comunistas mais espertos, menos ingénuos e, indiscutivelmente, menos bondosos. Quer dizer, manifestam apreciável bondade para com os seus interesses pessoais, para com os seus amigalhaços e para com todos os que lhes permitam aceder ou manter no poder. Sobretudo o poder autárquico, mãe de outros poderes e cargos que lhe saem das tetas. Estes comunistas são mais jovens e feitos de uma massa evolutiva que vai da 4L ao jipe, do bagaço ao whisky velho, de Armação de Pêra à casa em Vilamoura ou no Brasil. São comunistas em trânsito para outra coisa qualquer, tanto que muitos também já vieram de uma coisa qualquer até chegarem ao ponto em que deu jeito ser "comunista".
Estes comunistas alentejanos ou emprestados ao Alentejo não são de esquerda, e muito menos da esquerda mais extrema. São sanguessugas infectas que se alimentam do imaginário de luta e de valentia dos comunistas ignorantes, bondosos e violentos.
O comunismo alentejano pariu uns filhos da puta da pior espécie que sujaram tudo por onde puseram as patas. Os velhos comunistas continuam a ouvi-los em bocejo, mas no dia do voto é fatal como o destino. Existe a certeza de que a direita é muito pior. Pior, mas não muito pior.
A esquerda-extrema não enjeita o legado teórico do comunismo, dos comunismos, e de algumas práticas socialistas enlaçadas com a democracia basista e participativa, mas cospe nestas criaturinhas rastejantes que engordam nos seus gabinetes de pulhices e "esquemas".

4 comments:

Anonymous said...

Mas afinal você é e vem donde? Agora "bate" nos comunistas? Qual é a "camisola" que você veste?

H said...

Bom post!

Anonymous said...

Mái nada!

Tenro said...

HEHEHEHEHEHE
COMO É POSSIVEL????????