Wednesday, May 2, 2007

Ovicracia

Quando a auto-estima colectiva de uma cidade inteira se decide no chamamento do cartaz dos espectáculos de uma feira agrícola com inusitada componente beberrona, isso ilustra bem o seu sub-desenvolvimento e provincianismo. A Ovibeja começou por ser uma feirinha de criadores de ovelhas, vacas e porcos. Um punhado de agrários da bota caneleira faziam a festa, fumavam os seus charutos e bebiam o seu whisky, e as suas esposas pintadas de loiro bocejavam ou passeavam-se com a botinha alta da equitação. Tudo bem. Era a festa deles. O povo ia como vai a todas as feiras, fica a ver e passa. Com o passar dos anos, os betinhos e queques filhos dos agrários criadores de gado, resolveram espalhar pelo espaço as suas tasquinhas com a música deles: sevilhanas e rádio comercial. E bebiam até ao vómito. Tudo bem. Era a festa dos pais agricultores e dos filhos e primos que vinham de Cascais e do Estoril para beber uns copos na parvónia.
Mas o povo queria também a festa para ele. Afinal, o povo dava enchimento à feira. Era justo. E se o povo dava enchimento, as autoridades e instituições locais também queriam estar, não fosse o povo dar pela sua falta. Era justo. E para contentamento do povo, os "programadores" da feira têm vindo, ano após ano, a oferecer um cartaz de "carrinhos de choque": bem popularucho. À excepção de uma "noite" condescendentemente "alternativa" que fica sempre às moscas, pois claro.
A Ovibeja está longe de ser uma montra do mundo rural alentejano, esse é outro mundo, feito de abandono, de operários agrícolas velhos e cansados, de deserto, de arame farpado dos novos coutos a rasgarem a memória de quem cresceu sem cercas no horizonte.
A Ovibeja é a celebração colectiva de um ritual de alienação: nessa semaninha o mundo pára e o circo comanda a vida. E o povo, de fato domingueiro posto, anda contente, lado a lado com as tias e os tios, quase a beberem do mesmo copo, numa desarmante harmonia de classes... A Ovibeja é a maior festa democrática do sul. O povo não piquenicou no 1º de Maio, mas foi à feira mais uma vez. O povo já não tem mais nada para comemorar. E tristezas não pagam divídas. Vai mais um copo!

7 comments:

Anonymous said...

Tu és muita parvo, não és?

Tenro said...

AFINAL TU VAIS Á OVIBEJA OU NÃO?????

extremo said...

Faça chuva ou faça sol!

Tenro said...

BABILÓNIA é o termo rastafariano para o poder e estrutura política dos brancos, estrutura essa que controlou a raça negra durante séculos. No passado, os Rastas vêem que foram algemados e escravatizados. No presente, os Rastas continuam a sentir que são discriminados e inferiorizados, sendo alvo de pobreza e falta de igualdade. O esforço dos Rastas é feito no sentido de lembrar a todas essas pessoas discriminadas e repreendidas, dos seus direitos, de forma que se ergam contra a injustiça da Babilónia.

BABILONIA E TU FAZES PARTE DELA

extremo said...

Rasta parta, pá!

Anonymous said...

"Rasta parta,pá!" !!!!!! LOLLLLLLLLLLLLLLLLLL! O Melhor comentário que li nos últimos tempos!!!!

Tenro said...

BOA TIVESTE BEM, AGORA NÃO POSSO DIZER NADA....


HEHEHEHE